sexta-feira, 14 de março de 2008

Lendas dos Açores 3

A sereia da Praia

Noite de Lua cheia. Boiando sobre as sossegadas ondas que docemente vinham acabar-se na areia branca, uma mulher de longos cabelos de oiro parecia ondular também. O tronco nu era de uma perfeição raramente vista. E o seu rosto tão suavemente belo que um pescador, deslumbrado com a visão, não sentiu qualquer lascívia a perturbar-lhe o encanto.

Ela aproximou-se. Quando já estava muito perto, o homem percebeu, cheio de temor, que o seu pescoço estava desfigurado pelo que pareciam ser guelras. E, da cintura para baixo, era igual a um peixe. Na aflição de quem julgava ter o Diabo ao pé de si, esconjurou a aparição. No mesmo instante, a mulher, que um qualquer poder maléfico transformara em sereia, voltou à perfeição da forma humana.

Não sei se conhecias esta lenda, que não nos diz se os dois se casaram e viveram felizes para sempre. Mas podemos imaginar-lhes esse destino ditoso. Esta praia merece que a felicidade a contemple. Tão bela é que, no mapa que Luís Teixeira fez dos Açores em 1584, lhe chamou “Plaia Hermosa”. E porque o mapa foi feito para D. Filipe I de Portugal, todas as legendas do mapa estão no mesmo castelhano arcaico.

Que ela é formosa percebe-se logo à primeira vista. Por isso dispensa o adjectivo, que nunca foi usado pelos naturais da ilha. Mas Luís Teixeira boas razões teria para não se ficar pelo simples nome de Praia. E ele conhecia todas as dos Açores, sem dúvida, porque, na legenda que explica o mapa, escreveu em latim: “Estas ilhas foram percorridas com a maior diligência, e com todo o cuidado as descreveu o português Luís Teixeira, cosmógrafo da Majestade Real. Ano de Cristo de 1584.”

Daniel de Sá, "Santa Maria, a ilha-mãe"

5 comentários:

Higino Fonseca disse...

gostei muito da entrada.
Para alem disso gostaria se não fosse inoportuno da minha parte de pedir que assinasse esta petição para que o Delfos não fosse encerrado. Desde já muito obrigado
http://www.ipetitions.com/petition/delfos/

Elisabete disse...

Não sei as razões do encerramento, mas já assinei.
O DELFOS é um óptimo blogue e gostaria que continuasse a ser.
Para o Sá Couto, um abraço da
Elisabete

Daniel de Sá disse...

Amigos
Estive há pouco com o Sá Couto. O Delfos não vai encerrar, apenas mudar para melhor, porque ele esteve a tirar um curso de "bloguista".
Obrigado, Elisabete, pelo brilho dado ao meu texto.

Elisabete disse...

Não, meu amigo.
Os seus textos é que dão brilho, bem intenso e clarificador, ao meu blogue.
Um abraço

Ibel disse...

Elisabete,

Realmente,qualquer palavrinha que o professor Daniel escreva é uma medalhinha de ouro fino.Veja como o seu blogue ficou rico.
Fico contente por saber que o Delfos vai reabrir. Fiquei mesmo de luto e chorei como se um vendaval me tivesse levado uma família que está longe, que eu não conheço, mas que é um facho de luz fantástico e benigno.
Beijinho, querida "moura encantada".