sábado, 28 de junho de 2008

As Alâmpadas de S. Pedro

Daqui, desta cidade do Porto séria e aburguesada, há sempre um pensamento, terno e saudoso, que voa para a minha ilha encantada.
Estamos no S. Pedro e há festa rija na Ribeira Seca [Ribeira Grande]. Penduradas aqui e ali, já as alâmpadas emprestam à cidade um ar de festa. Lembro-me bem da primeira vez que vi aqueles cachos de flores e frutos entrelaçados, enfeitando as varandas da Ribeira Grande. São realmente belíssimas e, para falar delas, dou a palavra a Daniel de Sá, a quem agradeço o muito que me tem ensinado.

As alâmpadas são arranjos florais, que incluem frutos, destinados a ornamentar a paroquial da Ribeira Seca da Ribeira Grande e a oferecer a pessoas que se queira honrar durante as festas de S. Pedro. A sua forma reproduz a de um lampadário.

Sendo os frutos utilizados os primeiros da estação, que se designam “lampos”, deriva deste facto, sem dúvida, o termo “alâmpada”. É que “lampa”, além de se assemelhar à palavra “lâmpada”, já foi, em português arcaico, um seu sinónimo.

Existem registos desta palavra (lâmpada) desde meados do século X, tendo o substantivo evoluído para “alâmpada” (prótese do artigo “a”) no séc. XIV e para “lampa” no XVII, através do processo de síncope do “d” (“lampaa) e posterior contracção de “aa”.

Segundo o Dr. Cortes Rodrigues, a origem das alâmpadas estará nas ofertas dos primeiros frutos colhidos depois da esterilidade provocada pelo vulcão de 1563.

Daniel de Sá

3 comentários:

Ibel disse...

Para a menina da cidade do Porto que tem o coração numas ilhas que el encnta, ainda que encantdas,um enorme beijo com sudades acumuladas, para o Daniel o assombroso encanto de sempre pelo muito que ensina, mesmo depois de aposentado.
Gostei das alâmpadas e quase vos posso garantir que sou capaz de as fazer.É que também fui florista durante sete anos e adoro arte floral.
Posso enviar um par de abraços par os dois?

Ibel disse...

Amigos,

Toca a adivinhar as palavras onde falta a vogal.
E desta vez vão beijos.

Elisabete disse...

Agradeço o abraço.
Logo vou ver se arranjo tempo para continuar com o S. Pedro.
São lindas as alâmpadas, não são?
Não a sabia a "mulher dos sete instrumentos". Muito bem!
Beijinhos