domingo, 21 de junho de 2009

Ainda a chegada de Genuíno Madruga ao Pico

Fotos gentilmente cedidas
por Margarida Madruga
A Ilha...
A espera...
A alegria da chegada
Os familiares, os amigos, os abraços...
A televisão e a festa

10 comentários:

Ibel disse...

O sorriso da Margarida em ave
é tão belo quanto o barco
e quanto o sonho que nele ia à deriva
genuíno o sorriso e o homem
e essa asa de menina que não dorme.

Beijinhos.

Mar de Bem disse...

Oh, Lia/Ibel, não é que nesse dia me fartei de chorar...e já reparaste que estou mais gorda!!!

Sabes que às vezes olho para as minhas mazelas? Acho que tenho saudades de mim, quando eu gostava de como gostava. Pensava que as saudades eram d'outrém, mas não. As saudades eram e são de mim, do que eu sentia... Ai, que saudades!!!

Elisabete disse...

Meninas,
Coisas profundas, e verdadeiras, aqui disseram...
Beijos

Mar de Bem disse...

Elisabete, beijos!!!

Ibel disse...

Mar de bem,

Eu sempre tive saudades de mim depois que o espelho deixou de ser mágico.E isso dói, mas aguenta-se.Todos lá chegam...
Há gente bem mais gorda do que tu nas fotos.Estás genuína, ó madruga!

joão coelho disse...

O ar de Genuíno Madruga, na foto com a prima Mar de Bem, faz lembrar um 3º oficial de uma repartição de finanças...e, no entanto, fez o que fez. Por detrás daquela placitude e daquele olhar melancólico estão duas voltas ao mundo, em solitário.. e na segunda passou, no sentido mais dificil (de leste para oeste) no lugar mitico de todos os que andam no mar, o Cabo Horn. Cá para mim - e espero que ele não leia isto - ainda virá uma terceira viagem: a volta em solitário, sem escalas..
É a sequência natural para os navegadores com percursos semelhantes aos do G.Madruga.

Elisabete disse...

Ibel,
Essa do espelho!!!... És linda, como sempre foste.

João,
Que exigente! Mas entendo. O Genuíno é que nos habituou a subir a fasquia, sempre.

Beijinhos para todos

joão coelho disse...

Elizabete, a exigência não é minha. Acontece que este tipo de homens ganha obsessão pelo mar e, a cada feito, imaginam o próximo, mais desafiador ainda. Repara, noutra área, no caso do João Garcia,escalador de montanhas; foi ao Everest, quase morreu, sofreu queimaduras terríveis e não desistiu; pelo contrário, foi escalar as não sei quantas montanhas mais altas do mundo..e, entretanto, já deve estar a pensar
em mais proezas. Os solitários são assim, estabelecem com o mar uma relação muita estranha, empenhando-se na procura de desafios cada vez mais dificeis. Há, por ex., uma figura histórica na vela, o argentino Vito Dumas, que em 1942, em plena 2ª Guerra, decidiu fazer a volta ao mundo pelo sul do hemisfério, a chamada rota impossível..meteu-se ao mar para regressar 272 dias depois a Buenos Aires, depois de passar por tormentos incriveis..Apanhou uma infecção no braço direito, durante a viagem, que o levou a encarar sériamente a hipótese de ter de amputar o membro, enfrentou temporais quase constantes, com ventos superiores a 150 kmh e ondas de 16 metros, e isto tudo para quê? Pois, para ganhar o desafio, para poder dizer que fez o que ninguém fizera..
Para bem da familia do Genuíno espero que ele se dê por satisfeito com aquilo que conseguiu - e de que foi o primeiro protagonista português..Mas não me admiraria que arrancasse para outra viagem daqui a uns tempos..
Esta gente é feita de uma fibra muito especial.

Elisabete disse...

Concordo, João.
É, de facto, gente de fibra especial. E que admiro muito.
Aliás, tanto o Genuíno Madruga como o João Garcia me fazem sentir muito orgulhosa. É muito bom ter compatriotas dessa fibra.

Mar de Bem disse...

O Genuíno ficará por aqui ALGUM tempo. Voltará à pesca. Vai estugar a miúda, filha da mulher, a ser a 1ª a fazer não sei o quê, a 1ª a passar qualquer coisa...e a Carol só tem 7 anos e já anda à vela...
Acho que, antes de ele voltar a novos desafios, irá deixar o testemunho, irá deixar a sua semente na miúda que ele considera e ama como filha. Este homem não trabalha só por si. Trabalha p'rós outros e p'los outros. Este é o meu primo Genuíno!!!