sábado, 5 de março de 2011

Lenda dos nove irmãos

A meio do oceano havia um país lindo com árvores a cobrir grandes montanhas. Algumas destas eram tão grandes que pareciam chegar ao céu. Ora nesse país havia um rei que tinha nove filhos muito amigos, e um dia chamou-os e pediu-lhes que lhe dissessem que sítio preferiam, pois ele queria dar uma propriedade a cada um. Todos escolheram montanhas, mas como se entendiam bem, não houve discussões e cada um foi para um dos nove cumes montanhosos do país, tendo marcado encontro para daí a um ano.
Na véspera desse dia eles andavam tão excitados que mal conseguiram dormir. De noite ouviram um grande ruído, e viram com terror que o continente se tinha afundado, ficando à tona de água apenas os nove cumes. Agora a única maneira de comunicarem era de barco, de maneira que deitaram mãos ao trabalho.
Pouco tempo depois estavam todos a abraçar-se, pois aprenderam a viajar pelo mar, já que agora viviam cada um numa ilha, as ilhas dos Açores.
Ângela Furtado-Brum, Açores, Lendas e Outras Histórias

2 comentários:

Graça Sampaio disse...

Que lenda tão querida! Ensinei algumas lendas dos Açores aos meus alunos em tempos, mas esta não conhecia.
Obrigada.

Romão disse...

Muito bom.
Conteudo da Internet pra Voce! Deus te abençoe Louvor mensagens palavra do cêu e Muito Mais!!! NAO DEIXE DE VISITAR! http://bertiogamaisfeliz.blogspot.com/