quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Golfinhos e Cachalotes

Cauda de cachalote
É sabido que durante décadas a caça à baleia foi uma actividade importante, nos Açores, que sustentou muitas famílias, sobretudo nas ilhas do Pico, Faial e S. Miguel. A partir do início dos anos 90, sendo já proibida esta caça, surgiu uma nova actividade económica no arquipélago e que é a observação turística de golfinhos e baleias, no seu meio natural (Whale Watching). Os arpões são, agora, substituídos pelas máquinas fotográficas dos turistas ansiosos por captar o movimento dos cetáceos, localizados no mar por “vigias” colocados em pontos estratégicos e de boa visibilidade, junto à costa. Seguindo as coordenadas, transmitidas via rádio, os barcos semi-rígidos dirigem-se para os locais onde eles se encontram e podem ser observados. Há 23 empresas de Whale Watching licenciadas no arquipélago. As embarcações levam cerca de 12 passageiros a quem são fornecidos, para além das instruções e dos coletes salva-vidas, alguns dados históricos sobre a baleação e informações sobre as espécies mais comuns nestes mares.
Golfinhos

No mar dos Açores, podem ser observadas cerca de 24 espécies de mamíferos, destacando-se especialmente os cachalotes e os golfinhos comuns. O cachalote é “a baleia mais emblemática dos Açores”, dado que é nas suas águas quentes que crescem estes animais, que podem atingir 20 metros de comprimento e mergulhar até 3000 metros de profundidade à procura dos moluscos de que se alimentam. Além das baleias de bico, também é possível encontrar baleias azuis (as maiores de todas), durante a Primavera. E, até, tartarugas e tubarões.

Cardume de golfinhos
O arquipélago é pioneiro, a nível europeu, em matéria de legislação para salvaguardar o bem-estar dos animais durante a observação. Desde 2004 que a legislação impõe, entre outra regras, desligar os motores dos barcos na presença dos cetáceos e a permanência a uma distância de 50 metros, não superior a trinta minutos.
Colónia de garajaus no Ilhéu de Vila Franca do Campo

Já tive a sorte de ver golfinhos, numa viagem de barco que fiz entre S. Miguel e Santa Maria, e fiquei maravilhada. As fotografias que aqui publico foram tiradas, no passado mês de Julho, por amigos que mas cederam e a quem muito agradeço.

Para terminar, um apelo:

Encantem-se com todas as maravilhas que os Açores têm para vos dar, mas por favor, não façam nada que possa prejudicar a “Natureza pura” destas ilhas!

Sem comentários: