quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

30.º Aniversário da Morte VITORINO NEMÉSIO

Vitorino Nemésio, nascido em 19 de Dezembro de 1901, na Praia da Vitória (Ilha Terceira), morreu em Lisboa, no dia 20 de Fevereiro de 1978, tendo sido sepultado em Coimbra. Quem não se recorda do seu programa, na RTP, "Se bem me lembro..."? Só os mais novos é que podem não se lembrar...
Deixou uma vasta e variada obra.

"Mau Tempo no Canal", a sua grande obra em prosa, publicado em 1944, é considerado um dos maiores romances portugueses do século XX.

*******************
Feio e teimoso bicho! Mas bicho firme, de um só rosto e de uma só fé — a fé refeita e salgada do fundo do Oceano Atlântico.”
*
«Sou ilhéu; e, tanto ou mais do que a ilha, o ilhéu define-se por um rodeio de mar por todos os lados. Vivemos de peixe, da hora da maré e a ver navios... Na infância e na adolescência era o meu mais belo espectáculo. Quase todas as casas abastadas, nos Açores, estavam munidas de um velho óculo de alcance, e algumas de binóculos, com que se seguiam as chaminés dos paquetes e as árvores dos veleiros molhadas na linha do horizonte. Na nossa casinha de campo, na Vinha do Mão Roxa, sobre os vinhedos e lavas lambidas ao longe pela ressaca, meu pai, — músico e um pouco poeta, — trepava à varanda do telhado, sacava do grande búzio, ao pôr do sol, e metendo e tirando a mão direita na rosca corada do calcário, tirava-lhe dois aulidos alternos e melancólicos, intencionalmente repetidos, sinal de vida isolada dado à vizinhança do longe.”

Vitorino Nemésio, “Corsário das Ilhas

1 comentário:

Ibel disse...

Quem não se lembra do "SE bem me lembro"?
Claro, que na altura, eu achava os programas uma seca. Só já adulta é que comecei a admirar este homem e a sua escrita. O meu marido imita-o na perfeição.
Elisabete, recebeu o meu mail?